Florestas

Mata Atlantica

Como já foi dito, 400 ha da área da Fazenda conservam intacta a Mata Atlântica, tendo 200 ha. perto da Sede onde, de proprietário para proprietário, por mais de 100 anos se manteve o compromisso de nunca extrair qualquer madeira.

Desde 1940 a caça é proibida na Fazenda, conservando assim a fauna. Temos capivaras, pacas, seriemas, jacus, tatus, tamanduás, preguiças, onças, veados, etc. Além de inúmeros pássaros de pequeno e médio porte, de beija-flor a papagaio e gavião.

No início dos anos 1940 a febre amarela silvestre extinguiu os macacos, consequentemente as onças sumiram da região. As onças (pintada, preta e parda) voltaram há uns quatro anos, e temos o imenso prazer de anunciar que, neste ano de 2000, também os macacos bugios reapareceram na Fazenda.

Eucalipto

Em 1972 iniciou-se um dos maiores projetos de reflorestamento no Estado de São Paulo, em parceria com a Papel Simão, hoje VCP do Grupo Votorantim. Foram, na época, plantados quase 6.000.000 pés de eucaliptos para papel e celulose.

O talão de eucalipto aqui fotografado, tinha 4 anos de idade em 2000, com altura média de 15 metros. Foi plantado (replantado) em 1996. Hoje (2004) já foi colhido e a área replantada.

 

Colheita de eucalipto :  entrepôsto de madeira esperando transporte para a fábrica de celulose em Jacareí SP. Para melhor avaliar o volume aqui estocado observam o tamanho do automóvel a direita.

Top

Depósito de eucalipto